A Inquisição

Considerada um movimento político-religioso, a Inquisição era uma instituição baseada no sistema jurídico da Igreja Católica Romana, que existiu em dois momentos. O primeiro, conhecido como Medieval, ocorreu entre os séculos XIII e XIV. Já o segundo, chamado de Inquisição Moderna, se estendeu do século XV ao XIX, majoritariamente na Espanha e em Portugal.

O movimento visava perseguir, julgar e punir aqueles considerados hereges pela Igreja Católica, ou seja, todos que não seguiam ou concordavam com os dogmas impostos por ela.

A Inquisição ficou conhecida como Santa Inquisição, pois a Igreja considerava os hereges como pecadores que deveriam demonstrar arrependimento para que, assim, fossem salvos. Com o intuito de facilitar esse processo, a Igreja criou tribunais chamados de Tribunal do Santo Ofício, os quais eram compostos por religiosos autorizados pelo Papa ou por um Bispo.

Durante a Inquisição Espanhola, milhares de judeus foram forçados a escolher entre se converter ao cristianismo ou abandonar o país. Aqueles que ficaram foram chamados de cristãos novos e eram vigiados pelos tribunais, os quais procuravam garantir que as famílias de judeus não continuassem com suas práticas e tradições.

Entre aqueles que optaram por fugir, muitos acabaram indo para Portugal. Poucos anos depois, os judeus que se encontravam em Portugal foram obrigados a tomar a mesma decisão, mais uma vez fugindo e se espalhando pelo mundo, inclusive para o Brasil, à época recém colônia de Portugal que passava por um processo de ocupação territorial.

מאמרים נוספים

רוצים לשמוע על ההשקעה המדויקת ביותר עבורכם בפורטו?

 לחצו על הלינק למטה וקבעו איתנו פגישת אפיון ללא עלות במהלכה נאפיין את פרופיל המשקיע שלך ונתאים לך בין 1-3 השקעות המתאימות ביותר עבורך בפורטו.